quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Oficinas do EducaRede no Batismo 2.0

Uma das grandes atrações do Campus Party 2009 ganhou o nome de Batismo Digital.
A idéia é colocar quem nunca teve oportunidade em contato com a Rede - esse será o Batismo 1.0. Tá valendo convidar a mãe, o pai, aquele colega de trabalho que acha que não tem jeito com tecnologia, e tornar-se um padrinho digital. As inscrições prévias podem ser feitas nesse link, com direito a agendamento da melhor data e horário.
Já o Batismo 2.0 terá oficinas sobre usos de redes sociais e várias ferramentas da internet, voltado para quem já usa a internet e quer aperfeiçoar seu uso. Entre as atividades do Batismo 2.0, o EducaRede oferecerá oficinas diárias sobre Comunicação, Pesquisa e Publicação na internet. Não é preciso estar inscrito no Campus Party para participar! Acompanhe aqui no blog, em breve, mais informações sobre as oficinas do EducaRede no Batismo 2.0.

Muito a ver, muito a aprender

A experiência do Campus Party 2008 é a responsável pelo sucesso que a edição desse ano já começou a fazer. Quem circulou por lá teve a experiência de observar e interagir com grupos bem variados, cujo interesse comum são as possibilidades da colaboração por meio da internet. Essa riqueza de interesses torna, por si só, o CP uma vivência interessante. Algumas imagens para dar o gostinho:

Admirar os resultados do empenho dos Casemodders em customizarem as suas máquinas.


Assistir as manobras do pessoal da robótica...


Ver alguém dando seus primeiros passos no mundo digital...


Ver blogueiro trocando idéias ao vivo e online


Ver uma TV abrindo espaço para qualquer um se expressar


Ver alguém reciclando objetos e idéias


Ver o Steve Johnson falando sobre redes...


Circular pelo CP com outros educadores, e fazer um pouco de farra.

Por que afinal, o Campus Party tem também a sua face festa!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Anotando na agenda

Muitas coisas interessantes já anunciadas para o Campus Party 2009.
Há a palestra com Sir Tim Berners-Lee, personagem fundamental na história da criação do hipertexto e da internet, sobre "O futuro da Web", no dia 20, às 19h. Para quem ainda não ouviu Berners-Lee falando, adianto que ele é um grande crítico do que acredita ser um formato "quadrado" da internet, quem vem sendo eternizado por interesses comerciais. Para Berners-Lee, é preciso manter a Web experimental e garanti-la como um espaço de liberdade.
Na 4a, dia 20, às 16h30, há o painel "O uso de blogs em sala de aula", com o
Eric Messa (FAAP), Bárbara Dieu (Beespace), Luiz Biajoni (Instituto Macuco) e Claudir Segura (PUC-SP).
E uma vasta programação nas diversas áreas: Astronomia, Games, Robótica, música, fotografia, Blogagem, entre outras. Você pode consultar a agenda do Campus Party nesse link, e começar a se programar!