sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Agenda para educadores: as principais atividades no CP

Novidade aqui no blog: de olho na programação do Campus Party, criamos uma agenda marcando as atividades que nos pareceram especialmente interessantes para educadores.
Das atividades em que o EducaRede tem participação direta, faltou contar que dia 21, quarta-feira, das 14h às 16h, há o painel Educação, interatividade, redes de aprendizagem e EAD, com a participação da Cristina Moreira (UNB/Projeto Casa Brasil), o Marcelo Marques (4Linux/Hacker teen) e Sonia Bertochi (EducaRede).
Na agenda vocês encontrarão muitas opções. Oficinas sobre podcast, gimp, fotografia, astronomia, criação de jingles, criação de quadrinhos, enfim, ferramentas diversas que um educador poderia usar em suas atividades. Há também muitas palestras, que passam por questões técnicas (Joomla, Fotografia e tecnologia), por temas socioambientais (Degradação ambiental e lixo eletrônico) e por debates relacionados à ética e às leis ("Copiar e compartilhar em legítima defesa", "O direito conhece a internet?", "O futuro do Brasil na Internet"). Os painéis sobre a blogosfera também atendem a áreas variadas, das abordagens acadêmicas aos nichos temáticos (literatura, quadrinhos e blogs), além do já citados.
Para saber mais detalhes sobre horários e locais, é só clicar no calendário que está na barra à esquerda.
E vamos lembrar: mudanças nos horários e na programação sempre ocorrem!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

E as TICs na escolas, que inserção possuem?

E para quem se incomoda com a falta de dados sobre o uso de tecnologias digitais nas escolas, olha aí mais uma data para anotar: dia 22/01, das 16h às 18h, vai rolar no CP 2009 o painel "Indicadores do uso das tecnologias na educação", com a Márcia Padilha, coordenadora do IDIE-TICs, Valéria Lopes, consultora do IDIE,e Mila Gonçalves, coordenadora de planejamento e avaliação do EducaRede.
Ótima oportunidade para acompanhar essa discussão sobre os critérios para avaliar tanto a disseminação material quanto a inserção efetiva das TICs nas atividades escolares, que é fundamental para qualquer possibilidade de orientação de política pública.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Desafio Maddog: criação de multimidia com software livre

O Campus Party 2008 pelo jeito não estimulou só os visitantes locais. Digo isso pela animação de Jon Maddog Hall, executivo da Linux Internacional e grande figura no mundo do software livre. Não só ele está de volta ao Campus Party, como está particularmente empenhado em promover novos frutos na edição desse ano. Para isso, lançou o Desafio Maddog: os participantes que se aventuram na área de produção multimidia podem se inscrever (atenção, só até o dia 14/01, veja mais detalhes aqui!) para estão convidados a produzir música e vídeos utilizando apenas software livre e licenças Creative Commons. O tema será anunciado na palestra de Maddog "Como criar multimídia com software livre", no dia 21/01, e os inscritos terão 24 horas para apresentar o seu produto. No dia 22/01 serão anunciados os projetos selecionados, e o resultado final sairá no dia 24/01.
Maddog tem blogado dando dicas sobre os softwares disponíveis para a criação de multimidia, e também sobre a seleção dos prêmios, que parecem bem apetitosos.
Para quem não puder ir, acho que a iniciativa renderá bons frutos na descrição de experiências possíveis para a produção de multimidia nos laboratórios das escolas que usam Linux.