E para quem se incomoda com a falta de dados sobre o uso de tecnologias digitais nas escolas, olha aí mais uma data para anotar: dia 22/01, das 16h às 18h, vai rolar no CP 2009 o painel "Indicadores do uso das tecnologias na educação", com a Márcia Padilha, coordenadora do IDIE-TICs, Valéria Lopes, consultora do IDIE,e Mila Gonçalves, coordenadora de planejamento e avaliação do EducaRede.
Ótima oportunidade para acompanhar essa discussão sobre os critérios para avaliar tanto a disseminação material quanto a inserção efetiva das TICs nas atividades escolares, que é fundamental para qualquer possibilidade de orientação de política pública.
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Oi Lilian
ResponderExcluirBem interessante. Será que teremos alguém do Proinfo por lá também? Seria interessante a comparação das avaliações\critérios e resultados.
Li nas listas que o MEC alega que "fechou o ano de 2008 com 161.758 professores
da rede pública capacitados para utilizar as tecnologias de informação
e comunicação em sala de aula."
No meu projeto do doutorado levantei alguns dados neste sentido e eles apontam que a formação do professor está quase em dia. MAS, as escolas ainda não tem o equipamento necessário e, nas que possuem, os 'entraves curriculares' complicam o uso de laboratórios e o desenvolvimento de projetos.
Este é um assunto interessante: fazer um balanço entre equipamentos \ formação do professor \ projetos desenvolvidos.
abraços
Su
Sú, sei que o pessoal do IDIE dialoga com o MEC, então essa já é uma pergunta que podemos levar - em que medida eles estão trabalhando sintonizados.
ResponderExcluirSei que houve o convite para um representante do MEC para uma outro painel no dia 20, que estou até esperando um pouquinho para noticiar, para ter a confirmação dos nomes.
Pode ser uma boa idéia ir deixando engatilhado algumas questões... quem sabe não é uma boa hora de esclarecê-las?
abço
Oi Lilian!
ResponderExcluirVou acompanhar os acontecimentos do Campus Party por aqui. Estarei em Santa Rosa (RS), mas felizmente você está me deixando muito bem informada! Quanto à formação de professores e a presença de computadores nas escolas, certamente o representante do MEC irá dizer que está tudo bem, mas, não está. Os entraves que a Suzana apontou continuam. E, a meu ver esbarram na questão do currículo especialmente. Se você tiver oportunidade, defenda nosso peixe, por favor! Bjs, Jô
http://jmzimmer.blog.uol.com.br