terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Campus Party: espaço dos encontros

A #cparty é um espaço que abriga um público notadamente marcado pela diversidade...é a praia de todos: do diverso, da tolerância, da colaboração, dos encontros.

En resumen, que todo el mundo tiene cabida en Campus Party,
diz Rosa Jiménez Cano, no blog La Comunidad, do jornal espanhol El Pais.

Nosso destaque nos próximos posts é para alguns encontros em especial que aconteceram na edição 2010 da CP ...

Não, não vamos falar sobre os encontros do público com celebridade
s do mundo real ou do webmundo que estiveram por lá. Vamos focar em encontros mais simples, mas que muitas vezes não ocorrem: o de alunos e professores, o da escola com a não escola, o da escola com a comunidade em que está inserida, mas muitas vezes, distanciada.

Esses encontros, nesse que é considerado o maior evento de tecnologia do país, merecem nossa atenção, pois acreditamos que possam suscitar reflexões que nos sinalizem caminhos a trilhar rumo à mudança e à quebra de antigos paradigmas no campo da educação.

1. Alunos e professores: juntos

Observando a movimentação toda, por dias seguidos, posso afirmar que os professores engajados no projeto Nas Ondas do Rádio sabem, com certeza, que o desejo de superação, de desafiar e ser desafiado, a curiosidade, são características inerentes a crianças e adolescentes. São necessidades que precisam ser supridas.

São capazes também de reconhecer habilidades e estratégias de aprendizagem que esses jovens vêm desenvolvendo fora da escola.

Souberam, ao propor atividades em que o jovem é o repórter, atender às necessidades reais de seus alunos.

E, certamente, estão buscando se adequar a este novo contexto de cultura digital e ousando nas formas de utilizar as tecnologias a favor do processo ensino-aprendizagem.

E fizeram tudo isso juntos: optaram por trocar a relação tão hierarquizadas dentro da sala de aula por uma mais marcada pela horizontalidade. Parabéns a todos!

Na foto, a aluna Gabriela Valim grava áudio com Mila Gonçalves, colaboradora EducaRede. Sua colega de escola, grava o vídeo. O professor registra tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário