sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Grande Rede, pequenos produtores: algumas ideias sobre uma ótima conversa

Na tarde da 3a feira, 26/01, acompanhei a mesa Grande rede, pequenos produtores, moderada pela Samantha Shiraishi, no Campus Blog. A idéia era pensar em como os jovens que estão começando a despontar na Rede por meio de seus blogs, produção de ilustrações ou outras intervenções vêem a internet na sua vida.


Um dos participantes era o Fábio Yabú, que começou muito menino e hoje é conhecido como desenhista e autor de sucesso - ele é o criador da série Princesas do Mar. Os demais, marcaram pela sua juventude: o João Montanaro, o Joaquim Lo Prete e a Victória Bastos tem 13 anos de idade. A Victória estava acompanhada na mesa pela mãe, Mafê Bastos, do blog Melancia. Suas falas impressionam pelo vocabulário, pela precisão, pela articulação. Eles mesmos reconhecem que destoam em suas turmas, e nem todos os amigos entendem bem, afinal, por que toda essa dedicação à sua produção no mundo digital.

Estavam presentes no debate vários alunos do Projeto Nas Ondas do Rádio, que vem fazendo um trabalho intenso de produção digital nas suas escolas e na cobertura de diversos eventos.
Foi bem interessante constatar um fenômeno: na vida dos jovens que participaram da mesa, a escola tem pouca ou nenhuma participação direta em suas atividades na esfera digital. Um ou outros professor que conhece suas produções, às vezes até estimula. No caso dos alunos do Projeto Nas Ondas do Rádio, de escolas públicas da Prefeitura de São Paulo, ocorre o caminho inverso: é a escola o espaço de referência de onde emergiu a oportunidade de aproximar-se da internet. São os projetos proporcionados pela escola que estimulam esses meninos e meninas a entrevistarem editarem, filmarem, escreverem, fotografarem, e povoar a Rede com os produtos de sua criação.
De algum modo, é como se tivessemos de nos perguntar: quais os obstáculos, nas instituições privadas, para a integração da vida em Rede nas ações pedagógicas?
E por outro lado, também caberia refletir: em que medida as escolas conseguem aproximar as famílias dos alunos da escola pública da vivência do mundo digital?

Um comentário:

  1. For instance, code fifty five will be 5 flashes, a short pause,
    and five more flashes. It can be so straightforward and user
    welcoming that even a newbie can use it.

    my web blog code scanner

    ResponderExcluir