segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Quer ir ao Campus Party, conversar sobre educação?

Na página do Campus Party há um relógio com a contagem regressiva para a edição de 2010. Nesse momento em que escrevo, faltam 13 dias, 02 horas e 49 minutos para a abertura dos portões.
Acompanhar a organização do Campus Party é uma oportunidade de assistir a um fenômeno curioso. Em geral, estamos acostumados a saber dos programas com uma enorme antecedência, a ter pouca tolerância com as incertezas e as alterações que aparecem no caminho. Um dos diferenciais de um evento como o Campus Party é essa construção paulatina do programa, negociações a serem feitas, um delicado ajuste para dar espaço a todas as frentes de conversa e ao mesmo tempo não invadir demais a experiência do que emerge no calor da hora...
No que diz respeito ao campo da educação, alguns espaços já estão garantidos na agenda do CP.
Na 4a feira, dia 27/01, às 20 horas, haverá o painel "Gerações Interativas - uso responsável da Telas Digitais". Como educar crianças e adolescentes para uma presença segura e responsável na Rede? Como educar para a segurança sem disseminar a cultura da vigilância e da proibição?
Sobre esses pontos, ouviremos o que vem dizendo a pesquisa do Gerações Interativas, promovida pelo programa EducaRede, as opiniões da SaferNet Brasil, representada por Rodrigo Nejm e as posições do professor Sérgio F. Lima, educador, pesquisador dos usos de tecnologias digitais na educação e blogueiro.
Na 5a feira, dia 28/01, também às 20h, o papo será sobre "Redes Sociais e Educação". Em que medida as Redes Sociais contribuem para a aprendizagem na educação formal? A dispersão das Redes compromete o trabalho educativo? Faz sentido investir no letramento usando redes sociais? Qual os ruídos que as redes sociais trazem para as relações institucionais? O uso de Redes Sociais na Educação pode ser encarado como estratégico na escola pública?
Estarão conosco a educadora Sonia Bertocchi, da rede social Minha Terra, Bianca Santana, jornalista e pesquisadora dos usos de blogs na Educação de Jovens e Adultos, Ivo Correia, diretor de políticas públicas do Google Brasil e Alexandre Schneider, secretário municipal da educação de São Paulo.
No melhor espírito Campus Party, após essa mesa faremos um Twittencontro, isso é, um bate-papo entre educadores twitteiros e simpatizantes. Um excelente momento para fortalecermos vínculos que começaram na Rede ou começarão lá no CP.
Fico só com essas duas novidades nesse post. Não vai demorar nada para ter post novo aqui - afinal, há outras atividades na parada e um SUPER SORTEIO de barracas para acampar no Campus Party e convites para participar desses debates.
Quem é educador e quer ir ao Campus Party, fique ligado!

3 comentários:

  1. Ola,
    Vou aguardar ancioso para os debates. Sou educador de Novas tecnologias da Fundaçao Vale do Trombetas-PA.Nos encontraremos por la, realmente sera um Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rui,
    estamos quase lá, hoje teremos notícias sobre os agraciados com convites e barracas. Vai ser 10 encontrar gente de tantos lugares diferentes do Brasil no Campus Party.
    Abço
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Olá Rui,
    Está chegando o dia...hoje participamos de um Workshop sobre Mídias no Campus Party, aqui em São Paulo/SP, na Secretaria Municipal de Educação.Também sou educador na área de TI. Poderemos trocar figurinhas. Estamos juntos com o pessoal do EDUCAREDE e no PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO, onde o protagonismo juvenil é um dos carros chefes do projeto. E hoje tive o prazer de conhecer a Lilian e o trabalho que ela desenvolve no EDUCAREDE. Parabéns. Um abraço e até lá.
    Prof Marcos Medeiros
    CEU Azul da Cor do Mar

    ResponderExcluir