sábado, 24 de janeiro de 2009

Desafio Maddog: e o vencedor é...


Compartilhar para multiplicar. Esse é o nome da animação produzida pelo mineiro Guilherme Guerra, vitoriosa no desafio Maddog. O tema, apresentado na 3a feira, era "Por que eu amo Linux".
Guilherme, que trabalha com programação e não tinha quase nenhuma experiência com multimidia, topou deixar de participar de outras atividades no Campus Party para se dedicar a produção de uma animação de 1 minuto, a ser apresentada após 48 horas. O desenho mostra uma situação de sala de aula em que a professora repreende um aluno por estar passando um CD para outros, achando que era pirata. Quando o menino consegue se explicar, ela descobre que trata-se de um cd com Linux.
Guilherme foi um dos três participantes que aceitaram o desafio, que teve inicialmente 16 inscritos. O segundo lugar ficou com Fabricio Ceolin, com o video ¨Por que Linux¨.
Guilherme usou o Inkscape para fazer os desenhos (vetoriais) e o Kdenlive para animar.
Perguntei a Maddog qual o motivo de haver tão poucos participantes num evento com tantos adeptos do software livre e com prêmios tão tentadores. Ele pondera que nem sempre a "tribo" do Linux é muito descolada em multimidia, e portanto hesitou em se aventurar. A pouca divulgação nas outras áreas do evento também foi apontada - afinal, havia grupos especificos interessados em música, video, foto, design.
Maddog ressalta que topar uma proposta indica uma abertura importante para uma aprendizagem focada e é um ótimo exercício de trabalhar sob pressão. Apostar na própria criatividade é um dos componentes importantes num desafio como esse, não só pela originalidade do projeto, mas pela formulação de soluções que sejam menos trabalhosas e auxiliem a superar as limitações de tempo e recursos da situação.
E a boa notícia é que é possível inscrever-se num desafio com o mesmo tema, promovido pela Fundação Linux, até o dia 15 de março. Mais detalhes nesse link. Quem sabe um brasileiro vence o concurso?
E aguardem: em breve, a entrevista em video gravada com o Jon Maddog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário