quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Um pouco da mesa sobre educação e interatividade

A mesa Educação, interatividade, redes de aprendizagem e EAD foi um painel bem interessante nessa tarde.
A Cristina Moreira, que é coordenadora de capacitação do Projeto Casa Brasil, do governo federal, falou da preocupação de manter o caráter democrático e inclusivo nos cursos oferecidos no portal. Temas como jornalismo comunitário, economia solidária, elaboração de projetos sociais. O material dos cursos pode ser baixado e utilizado em outras capacitações. A idéia é estimular uma percepção de liberdade na rede, que vai do software adotado à licença de uso dos conteúdos que utilizam e que decorrem das oficinas.
A apresentação da Sonia Bertochi,do EducaRede, trabalhou bem a percepção que há muitas formas de aprendizagem na Rede que podem ser exploradas. Ela utilizou como exemplo a transmissão online pela CNN da posse do Barack Obama, ontem, que ela acompanhou em um chat com outros usuários do Facebook. Ela mostrou de forma muito clara como os comentários dos outros usuários, além da própria transmissão, a influenciaram e a levaram a conhecer outros sites, outros textos, outros aplicativos.
O Marcelo falou da HackerTeen, uma empresa que trabalha com jovens, oferecendo formação a distância (ou pelo menos parte dela) no aprendizado técnico de estruturação de redes de computadores.

Um comentário:

  1. Eu gostei muito deste painel. Amei a palestra da Sônia também e a contextualização sobre o Obama e o facebook. []s

    Mary

    ResponderExcluir