sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Indicadores das TICs na educação: por onde ir?

Muito boa a mesa sobre "Indicadores do uso de tecnologia na educação".
A Márcia Padilha, do IDIE-OEI, contou sobre o processo de elaboração de uma matriz avaliativa que está sendo desenvolvida conjuntamente com outros países ibero-americanos, para aferir tanto as condições de infra-estrutura quanto as formas de utilização das TIC nas escolas. A idéia é chegar a um modelo que torne-se um instrumento sensível à realidade de cada escola e que possa tanto subsidiar gestores quanto auxiliar à escola a olhar para si mesma.
Esse pressuposto me pareceu importantíssimo, pois como ressaltou a outra palestrante, Valéria Lopes (consultora do IDIE), as várias provas que tem sido aplicadas nos últimos anos no Brasil, como Saeb e Saresp, não tem se consolidado como um instrumento potente de gestão do sistema educacional. Trata-se, então, de complementar estudos já existentes, fazer uso da informação que já se coleta nos países e verificar a viabilidade de adoção dos indicadores e instrumentos a serem propostos. E, dessa maneira, promover uma avaliação que possa orientar caminhos de mudança.
Muito interessante ouvir, na sequência, a experiência da coordenadora de planejamento e avaliação do EducaRede, Mila Gonçalves, contar sobre o processo de estrutura da matriz avaliativa do programa. Foi uma trajetória que envolvia instituições de naturezas diferentes, mas que conseguiram encontrar suas questões contempladas no resultado final. Aliás, essa proposta de avaliação encontra-se disponível no volume 1 da Coleção EducaRede, disponível para download nesse link. É um ótimo material de referência para quem quer elaborar seu próprio processo.
No final, depoimentos preciosos de educadores de outras cidades, de instituições escolares e centros de inclusão digital. Uma sensação muito boa de que a demanda por esse diálogo é real, e que esforços como esses serão de grande valia para uma inserção das tecnologias na educação que possa promover transformações no país.

2 comentários:

  1. Oi Lilian

    Sobre avaliações de uso de TICs: Baixei do link que você ofereceu o volume 1 da coleção. Vou encaminhá-lo à gestão de minha escola, pois creio que será útil ainda neste período de planejamento. Ainda não tivemos, enquanto unidade escolar, o critério de planejar, em conjunto, a questão do acesso às TICs. Este se deu, na maioria das vezes, através de iniciativas individuais. Acho muito importante que haja este planejamento de uso e uma avaliação de resultados, justamente porque como diz aquele ditado "uma andorinha só não faz verão"... Por outro lado, ao inserir o conjunto de professores neste processo, há um aprendizado subjacente sobre TICs que se faz necessario para um melhor planejamento. Bem, uma coisa puxa outra!
    Será que estou sonhando!?

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  2. Olá, Conceição, bom te ver por aqui. É uma ótima idéia levar o material da coleção EducaRede para ajudar a inspirar o planejamento. Sempre fica mais fácil começarmos de um exemplo de uma outra experiência. E você tem razão: refletir sobre oplanejamento pode ser um ótimo passo para ações mais concretas na esfera coletiva.
    Dê uma olhada nos demais materiais das publicações do EducaRede, há muita coisa boa por lá.
    abços e bom reinício.
    Lilian

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